Primeiros Socorros na Atividade Desportiva

Competências a adquirir

Aquisição de conhecimentos na área de Primeiros Socorros e de Suporte Básico de Vida, de forma a preparar tecnicamente os formandos para atuarem corretamente em situações de acidente, doença súbita ou paragem cardiorrespiratória em contexto desportivo.

Objetivos:

- Dotar os formandos de conhecimentos sobre os princípios gerais do socorrismo.

- Instruir os formandos para os procedimentos específicos do socorrismo aplicado à atividade física.

Destinatários: Todos aqueles que tenham interesse em adquirir noções básicas sobre primeiros socorros na atividade desportiva e que possuam escolaridade obrigatória e idade mínima de 16 anos.

Formador: Bruno Mateus

Duração: 23 horas em regime de e-Learning + 2 horas presenciais no final do curso 

O formador/tutor acompanha a ação de formação estando disponível por email, chat ou mensagem na plataforma para esclarecer qualquer questão ou dúvida que os formandos tenham. O formador/tutor verifica o acesso dos formandos à plataforma, os recursos consultados e as atividades realizadas. Todas as atividades realizadas pelos formandos durante a frequência do curso são acompanhadas e analisadas pelo formador/tutor. As mensagens dos formandos nos fóruns, o envio de trabalhos e a realização de testes têm sempre uma resposta personalizada por parte do formador/tutor.

Os formandos devem consultar todos os recursos disponibilizados no curso e realizar as atividades propostas para poderem concluir o curso com sucesso. Alguns recursos disponibilizados são de consulta obrigatória e outros de consulta facultativa para aprofundamento dos conhecimentos. Cada um dos recursos disponibilizados no curso tem a indicação se é de consulta obrigatória ou facultativa. As atividades podem incluir a participação em fóruns de discussão, a realização de trabalhos ou de testes. As atividades são individuais e podem ter como objetivo a consolidação dos conhecimentos ou a avaliação formativa e/ou sumativa. O objetivo da atividade é sempre indicado de forma clara assim como as instruções de realização.

 

Informação a relevar

Este curso serve para efeitos de renovação da Cédula PROCAFD e do Certificado de Diretor Técnico, conferindo 2,9 unidades de crédito.  NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito.